9 de out. de 2009

Open Arena


Open Arena é um jogo de atirador em primeira pessoa habilitado ao modo multiplayer baseado no ioquake3 da id tech 3 engine. Ele inclui uma série de batalhas, tais como deathmatch e uma variedade de personagens. Devido à violência é inapropriado para pessoas menores de 17 anos.

· Instalação
Open Arena é um jogo multiplataforma, ou seja, roda tanto em Linux, ou Windows. Para isso basta fazer o download do jogo em http://www.openarena.ws/ no menu Files. Nele há vários links para baixar o jogo.
Ao término do download já é possível rodar o jogo e se divertir. Mas atenção para um detalhe: qual o arquivo que eu preciso executar? Depende do seu Sistema Operacional.
  1. Linux i386: Se você utiliza Linux e tem um processador Intel 386, basta executar o arquivo openarena.i386.
  2. Linux x86 ou 64: Se você utiliza Linux e tem um processador Intel x86, onde o 'x' representa um número qualquer de 1 a 9, ou um processador Amd64, basta executar o arquivo openarena.x86_64.
  3. No Ruindows, digo no Windows desculpe me ;), basta executar o arquivo openarena.exe.
Fácil, não? Mas e se você quiser criar um Item no Menu Aplicações? Moleza.

· Criando um Item no Menu Aplicações no Ubuntu/Debian

Para deixar seu Open Arena num diretório visível a outros usuários vamos abrir um terminal, entrar no diretório onde o arquivo foi baixado e digite:

$ unzip oa081.zip

Como root mova o diretório criado para /usr/local/games.

$ sudo su
# mv openarena-0.8.1/ /usr/local/games


Agora entre em /usr/local/bin e crie um arquivo chamado openarena.

# cd /usr/local/bin
# vim openarena

Ou utilize o nano, se preferir:


# nano openarena

E digite o seguinte texto, se você usa processador Intel386:

#!/bin/sh
cd /usr/local/games/openarena-0.8.1/ && ./openarena.i386 "$@"


Se você usa Intelx86 ou Amd64, digite:

#!/bin/sh
cd /usr/local/games/openarena-0.8.1/ && ./openarena.x86_64 "$@"

Salve o arquivo. Dê permissão de execução ao arquivo criado. Faça:

# chmod +x /usr/local/bin/openarena

Agora vem a parte gráfica. No Menu Sistema → Preferências → Menu Principal clique em Jogos e clique em Novo Item.





Uma caixa de entrada de dados chamada Criar Lançador aparecerá em sua tela, então basta preencher os dados. O primeiro, Tipo, diz qual o tipo de lançador que você irá criar. Selecione Aplicação. Depois vem o Nome, digite Open Arena. Em Comando clique em Navegar e busque o comando de inicialização do Open Arena, aquele que criamos.
Ele está em /usr/local/bin/openarena. Clique em navegar e busque o arquivo. Também é possível por uma foto clicando no ícone com uma mola na parte superior esquerda e selecionando o local da imagem. Clique em Ok.





ou ainda, acesse a dica: Adicionar item no menu do Ubuntu visível a todos os usuários

· Concluindo...

O resto o jogo fala por si só. É um jogo de fácil configuração, alta jogabilidade e baixo consumo de recursos gráficos. Com ele você poderá jogar no modo Singleplayer, desbravando os vários cenários que o jogo proporciona. Ou no modo Multiplayer, com uma série de estilos de jogos como Deathmatch, Capture The Flag, Tournentment, etc. Se você não possui internet ou rede local, jogue no modo Multiplayer com os bots. Também é diversão na certa. ;-)





por Átila Camurça