16 de out. de 2009

Mídias removíveis no Ubuntu 8.04 / 9.04 com o Multiterminal


Com a alteração do sistema de detecção de dispositivos HotPlug (Ubuntu 7.04) para UDEV (Ubuntu 8.04 ou maior), as regras para montagem de dispositivos mudaram.

Quando instalamos o sistema de Multiterminais, o HAL (Camada de Abstração de Hardware) não concedia permissões aos usuários para montar seus dispositivos removíveis. Para mudarmos isso, usamos o aplicativo "Sistema > Administração > Autorizações". Como este aplicativo permite modificações do sistema, ele requer privilégios de administrador.
Então fizemos num terminal:

$ sudo polkit-gnome-authorization


Assim, podemos modificá-lo como queremos.
Alteramos "storage > Mount file systems from removable drives." e alteramos as todas as Autorizações implícitas para "Yes".
O mesmo fizemos em "storage > Eject removable media." e em "storage > Set up decryption for encrypted removable storage devices.".

Para ficar mais completo, recomendamos desativar a montagem automática de mídias removíveis.



Desativando a montagem automática de mídias removíveis

Na verdade, Udev só cria os nós de dispositivo em /dev. HAL (camada de abstração de hardware), que é um serviço do sistema, lê as regras udev e quando encontra um novo dispositivo a HAL tenta descobrir qual o tipo de dispositivo, e se for um dispositivo de armazenamento removível, ele notifica a todos que este deve ser montado. O gnome-volume-manager é responsável por esse processo.

Você pode encontrar o arquivo de configuração do hal em: /etc/hal/fdi/policy/preferences.fdi
Eu acrescentei a configuração que desativa a montagem automática de dispositivos de armazenamento removíveis, e funcionou.
Faça:

$ sudo /etc/init.d/hal restart


O serviço HAL reiniciará e carregará as novas configurações. Assim, conseguimos desativar a montagem de pendrive USB automaticamente (automount disable).



Em anexo, o treçho do arquivo /etc/hal/fdi/policy/preferences.fdi que você modificará.







Equipe Multiterminal do IFCE Campus Maracanaú