19 de out. de 2009

LCD vs Plasma → 2º Parte


Ai vai a segunda parte dessa postagem bem interessante sobre essas duas tecnologias que tanto nos confunde. Agora suas dúvidas serão esclarecidas. Então vamos lá...

LCD tem um grande benefício que é de você poder usá-las em ambientes bem claros isso facilita para você que gosta de lugares abertos.
Já o Plasma pra home theater é perfeito, essas duas tecnologias se encacham muito bem, TV's de Plamas tem uma vida útil estimada em 100 mil horas ou seja 33 anos se ficarem ligadas oito horas por dia, outra característica do Plasma pelo fato de emiterem menos luz as cores se tornam bem mais vivas. Plasma tem um nivél de preto muito bom ou seja você conseguem ver detalhes em cenas de filmes por exemplo, que você não ver em nenhuma outra tecnologia. Outra característica do Plasma é a correção de cores que você tem a gama de cores absolutamente perfeita. Algums testes realizados por instituto de certificação de produtos apontavam que as TV's de LCD levam vantagem quando o assunto é consumo de energia. Isso pode verdade nos monitores mais antigos mas o que podemos constastar nas TV's mais modernas é que isso já é passado hoje Plasma e LCD consumem praticamente o mesmo, por outro lado o LCD tem a desvantagem de não ser uma tecnologia apropriada pra grande monitores, as linhas mais modernas já provam o contrário é possivel encontrar TV de LCD tão grande quanto as de Plasma por aí.
Tem outro assunto que é sempre comentado quando falamos se LCD e PLasma, o efeito Burn-in ou seja aquelas manchas deixadas na tela por imagens estáticas isso também parece ser cada vez mais coisa do passado pelo menos se depender da promessa dos fabricantes para os novos modelos que já estão à venda em todo o Brasil.
As TV's LCD apresentavam um problema que incomodava e muito aquelas pessoas que gostam de assistir programas com imagens bem dinâmicas, uma corrida de Fórmula 1 por exemplo nos primeiros modelos era possível perceber uma espécie de fantasma em movimentos mais ágeis, hoje isso já não existe. Antigamente os modelos eram produzidos na frequência de 50 ou 60 Hertz, hoje esse numero chega a 120 Hertz. O que você deve ter percebido é que o Plasma e o LCD não param de evoluir. Mas qual a melhor ?
Os especialistas são unânimes quando você tem um ambiente controlado com luz ajustada pra assistir a TV o Plasma tem desempenho superior o problema é que quase ninguém tem um ambiente assim tão perfeito em casa ai o LCD acabe levando uma certa vantagem justamente por emitir mais luz. Como deu pra notar escolher entre um tecnologia e outra não é tarefa tão simples assim.

O Efeito Burn-inO efeito burn-in afeta as televisões com telas de plasma e é causado pelas imagens fixas exibidas no aparelho, que acabam queimando (burn) a tela, e deixando uma marca, caso fiquem muito tempo ligadas.


Por: Francisco Darlildo