26 de mai de 2011

Adicionar item no menu do Ubuntu visível a todos os usuários

Essa dica é muito útil caso você queira instalar um programa de terceiros manualmente e não precisar configurar o menu em cada usuário. Ou caso você queira remasterizar seu ubuntu.

Primeiramente vamos abrir um terminal. Agora entre no diretório
/usr/share/applications:

# cd /usr/share/applications

Nesse diretório estão localizados todos os programas que devem aparecer no seu menu. Todos os arquivos nesse diretório tem a extensão .desktop, isso caracteriza um arquivo de menu.

Para exemplificar vou fazer a instalação manual do Firefox 3.6.17. Após baixar e descompactar mova o diretório firefox para algum diretório de instalação de programas de terceiros, exemplo /opt ou /usr/local.

Depois crie um link simbólico para o executável do firefox em /usr/local/bin. Isso fará com que o firefox possa ser executado de qualquer lugar. Exemplo:

# ln -s /usr/local/firefox/firefox /usr/local/bin/firefox

Agora basta criar um arquivo chamado firefox.desktop em
/usr/share/applications

# touch /usr/share/applications/firefox.desktop

Depois edite o arquivo da seguinte maneira:

[Desktop Entry]
Version=3.6.17
Name=Firefox Web Browser
GenericName=Web Browser
Comment=Access the Internet
Comment[pt_BR]=Acessar a internet
Exec=firefox %U
Terminal=false
X-MultipleArgs=false
Type=Application
Icon=firefox
Categories=Network;WebBrowser;
MimeType=text/html;text/xml;application/xhtml_xml;x-scheme-handler/http;x-scheme-handler/https;
StartupNotify=true

Uma breve explicação

De tudo isso, algumas coisas são realmente importantes entender. Vamos a elas:

· Name: nome da aplicação. É o nome que aparecerá no menu.

· Comment: Dica que aparecerá com o mouse em cima do item do menu. Note o Comment[pt_BR] que aparece.
Nesse caso, se o sistema estiver configurado para en(Inglês) aparecerá o comentário em inglês, caso seja pt_BR(Portugês do Brasil) aparecerá o comentário em português.
Essa valor não é obrigatório, faça isso apenas se o software dê suporte a mais de um idioma ou se os usuários do sistema usem idiomas diferentes.

· Exec: é o comando a ser executado ao clicar no item do menu. Lembrando que digitamos apenas firefox %U pois nosso firefox tem um link simbólico em /usr/local/bin. Sobre o %U é apenas para indicar que o firefox pode receber um parâmetro, no caso a URL a ser aberta.

· Terminal: true, caso a aplicação deva abrir em um terminal(modo texto), false caso seja em modo gráfico.

· Type: indica que o item aparecerá no menu Aplicações. Lembre-se de que mesmo estando em inglês, seu menu continuará em Português.

· Icon: define o ícone que aparecerá no menu. Note que no exemplo tem escrito somente firefox, pois neste caso específico o tema possui o ícone do firefox. Caso contrário você deve digitar o caminho completo até a imagem, exemplo /usr/local/firefox/firefox.png.

· Categories: indica que o item aparecerá no sub-menu Network(Internet) ou WebBrowser(Navegador de Internet), isso vai depender dos sub-itens já existentes. Normalmente, aparecerá em Network(Internet).

Concluindo, esses são os parâmetros básicos para criar um item em seu menu do Ubuntu. Ao criar seu próprio item, comece copiando um item existente da mesma categoria(sub-menu) e edite de acordo com sua necessidade.