22 de jun. de 2011

Instalando Evolus Pencil no Ubuntu 11.04

Evolus Pencil
O que é o Evolus Pencil?

 O Projeto Pencil tem uma unica missão, construir uma ferrementa gratuita e livre para criação de diagramas e protoripar interfaces de usuário (UI). A página oficial do projeto é Evolus Pencil.

Instalação

Existe uma página do google code que possui o arquivo .deb para instalação no Ubuntu (entre outras distribuições). O arquivo pode ser baixado do seguinte [link].

Após baixar basta abrir o arquivo com o gDebi. Note que no Ubuntu 11.04 a opção abrir para arquivos .deb vem como padrão o Central de Programas Ubuntu. Clique em Abrir com e escolha Gerenciador de Pacotes gDebi (ou algo assim ;-). Caso você não encontre, abra um terminal e digite:

# gdebi-gtk

Depois basta clicar em Arquivo → Abrir... e busque o arquivo deb baixado. Caso o gDebi indique que o arquivo possui dependências, certifique-se de estar conectado à internet e clique em Instalar Pacote.

xulrunner

No caso específico do Ubuntu 11.04, se a versão do xulrunner for a 2.0 ao abrir o Evolus Pencil via terminal ocorre o seguinte erro:

Error: Platform version '2.0' is not compatible with
minVersion >= 1.9.1
maxVersion <= 1.9.2.*

Isso ocorre porque o Evolus Pencil requer o xulrunner maior igual a 1.9.1 e menor igual a 1.9.2. Neste caso basta instalar o xulrunner 1.9.2. Abra um terminal e:

# apt-get install xulrunner-1.9.2

Mesmo assim ocorrerá o mesmo erro. Isso porque o comando para abrir o Evolus Pencil continua usando o xulrunner 2.0. Para consertar isso, no terminal abra seu editor de texto favorito (nano, geditvim [esse é o meu :-]):

# vim /usr/bin/evoluspencil

O arquivo terá o seguinte conteúdo:

#!/bin/sh
#

/usr/bin/xulrunner --app "/usr/lib/evolus-pencil-1.2/application.ini"

Basta trocar a última linha para:

/usr/bin/xulrunner-1.9.2 --app "/usr/lib/evolus-pencil-1.2/application.ini"

Pronto. Evolus Pencil funcionando perfeitamente.
Good prototyping.