4 de jun de 2011

Suspender? Repousar? Dormir? Suspend? Stand-by? Sleep? Economize energia e tempo!

Bom, hoje me deparei com uma situação no trabalho que me fez pensar e divulgar isso para todos.


O que são? Para que servem? Como usá-los?

São estados de um computador para economizar energia. Eles "salvam" os programas abertos e permite que o computador seja rapidamente religado (geralmente em poucos segundos). Usar um desses estados (a nomenclatura depende do sistema operacional) é como pausar um DVD Player: o computador imediatamente pára o que está fazendo e fica a disposição para ser "despausado" no momento em que você quiser.

Nota: Essas funcionalidades estão sujeitas ao hardware, portanto, não funcionará em qualquer computador. Geralmente, os computadores mais recentes implementam esse recurso.


Público alvo

Se você tem o hábito de:
- usar o computador por algumas horas, desligá-lo e, após algum tempo, ligá-lo novamente.
- desligar o computador, religá-lo e esperar um tempo enorme para abrir todos os programas.

Essa é a solução que você estava procurando.

Quem usa computador intensivamente sempre tem aquele momento de descanso. É aí que você deve agir e economizar energia de forma produtiva. Coloque o seu computador para dormir de verdade. Até eles precisam dormir :)



Vantagens

- Economia de energia (consumo é tão baixo quanto estivesse desligado)
- Economia de tempo (tempo de boot e carregamento dos programas)
- Prolonga a vida-útil da bateria e dos componentes (HD, coolers, processador)
- Reduz o barulho (tanto sonoro como eletromagnético :p)

Baixo consumo de energia significa menos dissipação de calor, o que aumenta a estabilidade do computador e a economia na conta de energia, além de reduzir o impacto ao meio-ambiente.


Como funciona?

A tempos vem se desenvolvendo métodos de economizar energia no computador. Primeiramente, foi criado o APM (Advanced Power Management), uma norma de gerenciamento de energia usada inicialmente em computadores portáteis, mas que mais tarde foi adotada também nos computadores de mesa. A sua principal função é controlar diversos componentes do sistema de modo que ative os modos de economia de energia quando não estão sendo utilizados. Recentemente esta tecnologia tem vindo a ser substituída pela norma ACPI (Advanced Configuration and Power Interface), que une software e hardware em prol da economia de energia.

Estados de sleeping

S1 - Baixa conservação de energia, sem perda do contexto em que a unidade central de processamento (CPU) está trabalhando. Pouco comum.
S2 - Semelhante ao S1, mas o contexto da CPU é perdido, e o sistema operacional é responsável por restabelecer esse contexto quando a máquina "acordar". Pouco comum.
S3 - A memória RAM continua recebendo energia, mas não a CPU e o cache de memória; quando o sistema "acorda", a informação armazenada na RAM é utilizada para restabelecer o estado prévio.
S4 - Nem a memória RAM recebe energia; quando o computador "acorda", o estado prévio é recuperado através de informações armazenadas no disco rígido. Conhecido como "hibernar" no Windows e "Suspender para o disco" em outros sistemas operacionais.

É do S3 que estamos falando. Isso pode ser configurado no setup da BIOS de seu computador (se houver suporte a ACPI e S3).

A grande sacada é o fato de seu computador parecer estar desligado. Isso mesmo, até o cooler da fonte desliga. No máximo, um LED piscando indica que o computador está dormindo. O meu fica completamente apagado, como se realmente estivesse desligado.

No caso dos Macs, há um diferencial notável. Um amigo meu disse que deixou semanas o seu MacBook dormindo e consumiu em torno de 20% da bateria apenas.


Acionando

Há diversas formas de fazer seu computador dormir:

- Menu
- Atalhos
- Linha de comando
- Botões no teclado
- Botões no gabinete
- Fechando a tampa de um notebook/netbook

* Para o correto funcionamento de cada um, pode ser preciso configurar o seu sistema.


Veja nas imagens como acionar o modo dormir no Ubuntu, Windows e MacOS, respectivamente:

No Ubuntu, suspender ou suspend.


No Windows, modo de espera ou sleep.


No MacOS, repouso ou sleep.


Nos teclados há uma tecla exclusiva.


O botão Power também pode ser configurado para acionar o modo sleep.



Linha de comando
Windows:
rundll32.exe powrprof.dll,SetSuspendState 0,1,0

Ubuntu:
sudo pm-suspend
ou
pmi action suspend
ou
dbus-send --print-reply --system --dest=org.freedesktop.DeviceKit.Power /org/freedesktop/DeviceKit/Power org.freedesktop.DeviceKit.Power.Suspend

MacOS
/usr/bin/osascript -e 'tell application "System Events" to sleep'


Espero que tenham gostado e passem adiante essa idéia.