8 de abr. de 2016

10 melhores princípios de um Administrador de Sistema

Se você está fazendo mais de uma vez, Automatize.

Qualquer tarefa que você faz mais de uma vez vale a pena automatizar. Isso significa que você deve manter suas habilidades de script atualizadas em qualquer plataforma que você tem que trabalhar. Isto também irá reduzir a chance de erros na próxima vez que realizar essa tarefa.

A documentação é um processo.

Documente tudo. Não espere o término do projeto para começar a documentar, faça durante. Será mais fácil para você e mais preciso, pois você não tem que lembrar coisas que fez há muito tempo. Fazer da documentação uma parte diária de sua rotina vai diminuir a chance de esquecimento.



Generalize, tanto quanto possível.

Siga a filosofia KISS Unix. Seus scripts devem ser simples e fazer uma tarefa bem. Eles devem ser feitos genérico o suficiente para ser reutilizável o mais rápido possível. Da mesma forma, a documentação deve assumir um mínimo de conhecimento prévio. Pense em alguém que é novo para o trabalho e precisa ser mostrado como fazer algo a partir do zero.

Mantenha-se organizado.

Você não precisa ler um livro sobre gestão de pensamento para se tornar mais organizado. Decidir agora sobre como, onde serão armazenados os seus scripts e garantir que você sempre seguir o mesmo procedimento. A documentação pode assumir muitas formas, mas muitas vezes o mais simples e mais antigo é melhor, como um portal web executando um wiki. Você não quer vasculhar a sua documentação em toda notas, e-mails, arquivos de texto e assim por diante. Se você usa o OneNote, Evernote, ou qualquer outra solução, nunca deve ter que recorrer ao Google para uma solução duas vezes.

Conserte (Patch) e Monitore.

Patching é algo que deve ser uma parte de sua automação. Quer se trate de sistemas desktop, servidores ou aplicações de software, cada parte da infraestrutura deve ser automatizado, e você deve ter uma maneira de verificar se isso está acontecendo. Se você não pode dizer em poucas palavras o quão bem o ambiente que você é responsável está fazendo, melhore o seu processo.

Lide com a segurança em camadas.

Segurança não termina no firewall. Não deixe senhas de contas privilegiadas em arquivos de texto. A implementação de um cofre para senhas é rápido e trará um grande impacto, tanto em certificando que credenciais são mantidos em segurança, mas também servir como parte de sua documentação. Segmente suas redes, assim, sistemas privilegiados não coexistem com os regulares. Encontrar os pontos fracos, faça sandbox de seus aplicativos da web para que eles não coloquem o servidor em risco. Monitore suas regras de firewall e IDS/IPS para garantir que nenhum tráfego indesejado atravesse. Verifique se o seu software anti-vírus está atualizado e eduque os usuários sobre como se comportar de forma segura.

Esteja preparado para o pior.

Seja otimista, mas planeje para o pior. Isto significa fazer backups adequados, utilizando o sistema 3-2-1, com três cópias de todos os dados importantes em dois formatos, certificando-se de que você sempre mantem uma cópia off-site. Teste o seu processo de restauração, documente esse processo e tenha um plano de recuperação que faça sentido para o seu ambiente. Pense cenários de bugs de software para ataques online, violações físicas, falhas de energia, inundações e incêndios, e encontre a melhor solução para eles. As pessoas cometem erros, os procedimentos devem manter esses erros isolados.

Continue aprendendo.

Não se acomode. Sempre se esforce para aprender mais, e mantenha uma porcentagem de cada ano para aprender novos softwares, produtos, ou obter novas certificações. Esteja preparado para lidar com a próxima coisa brilhante ou mudança de cargo no momento em que o seu negócio evolui. Aproveite a incrível quantidade de recursos livres que vão de vídeos do YouTube ao Microsoft Virtual Academy, palestras gravadas no USENIX, DefCon e muito mais.

Não Mude por mudar.

Não caia na armadilha de querer mudar alguma coisa só por causa da mudança. Hype não é um caso de negócio. Aquele aplicativo Perl pode ser velho, mas se ele cumpre a sua tarefa, mantenha. Considere os inevitáveis ​​atrasos, estouros de orçamento e mudanças de escopo antes de iniciar qualquer novo projeto. Evite funcionalidades inúteis e pergunte-se se há uma maneira mais simples para realizar um objetivo antes de implementar um sistema extremamente complexo.

Divirta-se.

Não se estresse. Seja respeitoso com seus usuários e colegas, mas aprenda a dizer não. Pense sobre o que é mais importante para você, e como pensará no hoje daqui a 10 anos.


Fornecida sob a licença MIT. Questões? Comentários? dendory@live.ca
Fonte: https://gwendis.dendory.net/files/sysadmin_tenets.pdf