4 de nov. de 2015

Recuperando Discos Rígidos com Bad Blocks ou Setores Defeituosos

Bad block ou setor defeituoso é o nome dado a uma área danificada em um disco rígido. É um problema físico, i. e., a mídia magnética do disco rígido está com defeito. Quando usamos um utilitário de disco como o Scandisk ou Norton Disk Doctor esses setores com defeito são marcados com um "B".


Vários usuários nos escrevem perguntando como proceder para recuperar discos rígidos com bad blocks. Muitos referem que os bad blocks desaparecem depois de formatar os discos rígidos em baixo nível.

O que realmente acontece, porém, é que os atuais programas de formatação física não formatam fisicamente o disco. Se isso fosse possível, o disco rígido seria danificado, uma vez que as trilhas de um disco rígido tem um sinal chamado servo que funciona como um guia para a cabeça do disco rígido. Se realmente um disco rígido for formatado em baixo nível, esses servos seriam apagados e a cabeça do disco rígido seria incapaz de se mover.

Programas de formatação de baixo nível são utilitários para detectar os setores defeituosos e para apagar o disco (por razões de segurança, por exemplo, após terminar um projeto confidencial), não efetuando - apesar do nome - a formatação de baixo nível.

Estes programas têm uma função interessante, que é atualizar o mapa de setores defeituosos do disco. Quando você usa esta opção, o programa varre o disco procurando por setores defeituosos e atualiza o mapa do disco.

Quando você faz uma formatação em alto nível (através do comando format), esse comando ignora os setores constantes nessa tabela de setores defeituosos. Assim, não haverá qualquer sector marcado com B ("Bad Block") no sistema de arquivo (por exemplo FAT, NTFS, ext4), embora os setores defeituosos permanecem no disco.

Os setores defeituosos não são removidos, mas apenas marcados nessa tabela de setores defeituosos, resultando na evasão deles pelo sistema (em outras palavras, os setores se tornam ocultos).

Se novos setores ruins continuarem a ocorrer depois de executar este procedimento, você deve se livrar do disco, pois a superfície magnética está se deteriorando, por algum motivo.

O melhor programa para ser aplicada no processo é o do próprio fabricante. Entre no site do fabricante e baixe o utilitário específico para disco rígido.

Alternativa no Linux

Existe um comando chamado badblocks que faz parte do projeto e2fsprogs (livre). Aprenda como usar através do manual:
man badblocks


Escrito por Gabriel Torres, adaptado por Samir Costa.