1 de mar. de 2013

Klavaro, um programa-curso de digitação para Linux e Windows

Klavaro é só mais um outro tutorial de digitação gratuito (grátis mesmo). Nós sentimos necessidade de criá-lo porque ficamos frustados com as outras alternativas, as quais baseavam-se quase sempre em uns poucos teclados específicos. Klavaro tem a intenção de ser independente de teclados e idiomas, economizando memória e tempo (e dinheiro).










Características:

As funcionalidades implementadas são:
  1. Internacionalizaçãoportuguês, alemão, árabe, bangla/bengali, basco, búlgaro, cazaquistão, chinês, dinamarquês, espanhol, esperanto, francês, galego, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, russo, sueco, ucraniano, urdu e vietnamita. Se você quiser traduzir para outra língua, por gentileza leia as instruções para tradução, em inglês.

  2. Arranjos de teclado incluídos:
    • "qwerty" (AR; BG; BG_2; BR; BR_abnt2; CZ; EL; EO; ES; EU; HE; IT; JP; KK; NB; PT; SE; TR; UK; UR_crulp; UR_nla; US)
    • Dvorak (BG; BR; DE_neo2; EO; FR; FR_bépo; TR; UK; US; US_BR; US_ES; US_SE)
    • "qwertz" (CZ; DE; HU)
    • "azerty" (FR; FR_ibook; BE)
    • "jtsuken" (RU; RU_typewriter; UA)
    • "colemak" (US)
    • AlphaGrip5 (US)
  3. Editor de arranjo de teclado: permite dispor as teclas à vontade e salvar o resultado em um arquivo texto simples. Se o seu teclado não está contemplado acima, você pode o criar. Se você precisar fazer isso, por favor nos informe.
  4. Curso básico: um tipo de curso básico está disponível para memorizar a disposição das teclas. Espera-se dele que seja independente do arranjo do teclado, através da geração de seqüências de caracteres aleatórias para serem seguidas pelo estudante.
  5. Exercícios de adaptação: estes exercícios usam todas as teclas aleatoriamente, de modo que você pode praticar usando todo o teclado. Eles desenvolvem a capacidade de adaptar suas habilidades de digitação a qualquer tipo de palavra estranha que possa aparecer em alguns textos.
  6. Exercícios de velocidade: adquire-se velocidade na digitação quando o ambiente já é bem conhecido, isto é, quando as palavras vêm da próprio idioma do digitador. Por isso estes exercícios estão focados na velocidade. E mesmo que seu idioma não tenha suporte na aplicação, você ainda pode indicar textos em qualquer língua para incluir as palavras contidas lá.
  7. Exercícios de fluidez: nestes exercícios, trabalha-se com a digitação de parágrafos completos, com frases que fazem sentido. Não são admitidos erros de digitação: o usuário deve corrigí-los com a tecla de retrocesso antes de poder continuar. Especial atenção é dada para o ritmo de digitação, que deve ser o mais uniforme possível. Assim como para os exercícios de velocidade, este aqui também permite carregar arquivos texto quaisquer, independente do idioma.
  8. Gráficos de progresso: ao final de cada exercício completado, algumas características do seu desempenho são gravadas e podem ser mostradas graficamente. Assim, pode-se visualizar facilmente o progresso (ou regresso) de seu aprendizado.
  9. Inclusão de outros textos: facilidade de se importar textos externos para usá-los com os módulos mais avançados (velocidade / fluidez). Pode-se lançar um diálogo usual de escolha de arquivos locais do sistema; pode-se colar texto copiado na área de transferência; ou ainda, pode-se selecionar, arrastar e soltar texto dentro da caixa de entrada na parte inferior da janela tutorial. Estes dois últimos recursos funcionam, por exemplo, com texto selecionado em seu navegador, a partir de um sítio qualquer de sua preferência.
  10. Disputa na Internete: para o último módulo de treinamento (fluidez), existe um sistema de pontuação para se classificar os usuários de acordo com suas habilidades na digitação. A classificação é feita só localmente, para os usuários de uma mesma máquina, ou pode ser habilitado o envio dos dados locais para um servidor remoto, na internete, onde serão processados e uma classificação global ficará disponível publicamente. O programa funcionaria então como um jogo "semi-conectado" (semi-online).
  11. Interface gráfica limpa: ao aprender a digitar corretamente, não se deve tirar a atenção dos exercícios. Então, não é recomendado ter dúzias de mostradores medindo velocidade, erros, tempo, etc; nem um teclado virtual flutuando na frente do estudante: ele deve memorizar as posições das teclas pelo tato, não visualmente. Por isso, a interface do Klavaro iniciou simples e continuará assim por toda sua existência útil.

Fonte: http://klavaro.sourceforge.net/