18 de set de 2012

PostgreSQL - Recriando template1

Se seu template1 foi corrompido ou deletado de alguma forma, você poderá recriá-lo a partir do template0. Mas há um problema: o template1 é um banco de dados modelo (template database).

A solução rápida para isso é conectar como superusuário, setar template1 como não sendo um banco de dados modelo, eliminar e recriar o template1 a partir do template0:

13 de set de 2012

Produtividade com o $PATH

$PATH é uma variável do sistema Linux que indica trajetória (tradução do inglês) dos binários (executáveis dos programas), que podem ser executados sem indicar o caminho completo (geralmente ele é muito longo) da onde eles estão.

Agora descubra seu $PATH:

9 de set de 2012

Rsync: por quê e pra que usar?

O rsync é um grande aliado na hora de fazer backups ou quando é necessário sincronizar duas pastas com um grande volume de arquivos. Ele permite sincronizar o conteúdo de duas pastas, transferindo apenas as modificações. Ele não trabalha apenas comparando arquivo por arquivo, mas também comparando o conteúdo de cada um. Se apenas uma pequena parte do arquivo foi alterada, o rsync transferirá apenas ela, sem copiar novamente todo o arquivo.

Veja como ele é simples:
Para fazer um backup local, basta informar a pasta de origem e a pasta de destino, para onde os arquivos serão copiados, como em:
$ rsync -av /media/hd1tb/documentos /mnt/backup/ 

Saiba mais sobre o rsync no seu manual
$ man rsync

Fonte: Usando o rsync - Hardware.com.br (antigo Guia do Hardware)