13 de set. de 2012

Produtividade com o $PATH

$PATH é uma variável do sistema Linux que indica trajetória (tradução do inglês) dos binários (executáveis dos programas), que podem ser executados sem indicar o caminho completo (geralmente ele é muito longo) da onde eles estão.

Agora descubra seu $PATH:

$ echo $PATH


  • Exemplificando
Quando você roda firefox no console por exemplo, digita-se apenas firefox. Isso quer dizer que o binário dele já está englobado no seu PATH.

  • Para ficar mais claro:
O binário do firefox está em /usr/bin na minha máquina com Ubuntu (ele pode estar em outro diretório em outras distros).

  • Dúvida que pode aparecer:
Instalei um novo programa, o netbeans por exemplo, como faço para que o executável netbeans já abra só digitando somente "netbeans" no console?

  • Respondendo
Você terá que acrescentar o caminho do diretório do executável no PATH. Localize qual diretório está o netbeans e exporte-o para o $PATH.

Digite no terminal:

$ export PATH=$PATH:/
No meu caso (pesquisei com o comando locate netbeans):

 $ export PATH=$PATH:/usr/local/netbeans/bin

  • Problema:
Quando você reiniciar a máquina, o caminho acrescentado some.
  • Solução para que fique permanente:
Edite o arquivo /etc/profile e acrescente o comando acima devidamente modificado para sua realizada na linha abaixo da última linha.

Sem você acrescentar a trajetória ao $PATH, você teria que entrar no diretório do netbeans para executá-lo. Já pensou se você tiver que fazer isso toda vez em que usa netbeans? Utilize o PATH a seu favor!

Baseado em: O que é $PATH, como funciona e como trabalhar com ele