5 de ago. de 2009

Avidemux Parte II

· "...And Videos For All"


Ai vou eu de novo falar sobre Avidemux. Ao começar a usá-lo logo percebi que apenas uma postagem não seria suficiente. Um software com tantos recursos merece um bis. "So c'mon!".




· Gravando apenas o áudio

Fatalmente você já se deparou com um vídeo e pensou: "Poxa vida, sempre quis ter essa música em MP3. :(". Bom, se esse era o problema ai vai a dica.
Primeiro escolha o vídeo em File → Open. Depois basta escolher o codec de áudio o qual será gravado no menu vertical.





MAD Dica: Antes de qualquer coisa, vamos a um ponto super importante: a qualidade de seu arquivo de áudio. Ao clicar em seu codec preferido, por exemplo MP3, é possível aumentar ou baixar a qualidade de seu arquivo MP3. No menu vertical onde você escolheu o codec de áudio é possível configurá-lo. Basta clicar em Configure na parte que está relacionada a Audio ou em menu Audio → Encoder, ou simplesmente [Ctrl + Alt + A]. Com este último comando aparecerá uma tela com os codec's disponíveis, então basta selecionar um e clicar em Configure codec. De todos os itens que apareceram, o que mais nos interessa é o Birate. Ele é o responsável pelo número de kilobits por segundo, o que caracteriza uma música com pouca perda da qualidade original ou muita perda de qualidade. Por padrão o Avidemux vem com o Bitrate 128 kbps, o que um nível de qualidade considerado muito bom. Mas isso pode melhorar, até 224 kbps (ou piorar com 56 kbps. Não recomendo menos de 96 kbps). Fica a seu critério.







Muito papo, muito papo... Trate de clicar em Audio → Save ou [Ctrl + Alt + S]. Nomeie sua música com a extensão adequada e pronto :).


· Como antigamente...

Se você é daquelas pessoas boêmias, que curte o passado e adora filmes em preto e branco, um bom recurso é o Luma Only do Avidemux. Para começar, como sempre, é preciso selecionar um vídeo em File → Open ou [Ctrl + O]. Agora selecione o codec de vídeo, por exemplo MPEG-4 ASP (Xvid4). Depois clique em Filters no menu vertical, ou menu Video → Filters, ou
[Ctrl + Alt + F].





Selecione a aba Colors do menu Avaliable Filters e procure por Luma Only. Para adicionar basta clicar no botão de mais(+) na parte inferior do menu, pronto. Clique em Preview para visualizar como ficará seu vídeo. Não esqueça de selecionar o codec de áudio. Agora basta clicar em File → Save ou [Ctrl + S].
 
· Automatizando conversões

No menu principal do Avidemux existe um item chamado Auto. Essa função serve para autoselecionar os codec's de áudio e vídeo e o formato de saída. É possível encontrar as seguintes opções:

  • VCD
  • SVCD
  • DVD - Extensão .mpg
  • PSP - Extensão .mp4
  • PSP (H.264)
  • FLV - Extensão .flv
  • IPOD (mpeg4)
Após escolher clique em File → Save ou [Ctrl + S] e nomeie o arquivo com a extensão adequada.


· Economize o cafezinho ...

- Mais que história é essa?

Deixa que eu explico. Com Avidemux é possível criar uma Joblist (tradução simultânea: Lista de Afazeres :-). Com a Joblist você pode criar uma lista de arquivos a serem convertidos e descansar, em vez de ter que esperar que cada arquivo seja convertido e adicionar outro após alguns minutos ou até horas. Assim você poderá dormir um pouco em vez de ficar olhando para a tela do computador tomando um cafezinho enquanto espera o vídeo ser convertido.
Você não pensou que o Avidemux fazia café, pensou?!? ¬¬'





Para começar abra o arquivo a ser convertido, File → Open ou [Ctrl + O]. Siga os passos para converter um vídeo normalmente, escolhendo os codec's de áudio e vídeo. A diferença é que não precisa clicar em Save. Em vez disso vá em menu File → Add to Joblist... para adicionar o arquivo á Joblist. Agora basta preencher os campos Job name, ou seja o nome do trabalho a ser realizado (serve só para saber qual Job está sendo realizado, nada de mais ;-) e o Output file, esse sim é importante pois é o nome arquivo que será gerado. Clique em Browser... e escolha o diretório de destino e nomeie o arquivo com a extensão adequada. Clique em Ok.
Feito isso já é possível visualizar o arquivo na Joblist através do menu File → Show Joblist ou [Ctrl + J].





É possível observar logo abaixo do Job name que o arquivo está pronto ou Ready. Isso indica qual estado se encontra o vídeo. Ele pode estar:
  • Ready (Pronto): já pode ser convertido.
  • Running (Rodando): está em processo de conversão.
  • Sucessed (Completado): o vídeo foi convertido com sucesso.
  • Deleted (Deletado): o Job foi deletado da Joblist.






Após adicionar todos os vídeos desejados, é hora de trabalhar, ou melhor dizendo, hora do Avidemux trabalhar. Apenas clique em Run all jobs do menu da Joblist e pronto.
Também é possível rodar apenas o vídeo selecionado com Run Job, ou ainda deletar qualquer um dos Job's com Delete Job, ou deletar toda a lista com Delete All Jobs.