8 de jun. de 2009

Avidemux - Edição e Manipulação de Vídeos

· "For Whom The Video Cuts"


Para aqueles que curtem edição e manipulação de vídeos o software de código aberto ideal é o Avidemux. Ele utiliza o Mencoder para fazer as conversões, para quem já o conhece um bom recurso no modo gráfico. Com ele é possível converter vídeos, editar partes do vídeo, adicionar legendas, entre outros.
É um software de aparência simples mas muito poderoso. Tem uma série de codecs de áudio e vídeo para permitir conversão de vídeo da maneira que você preferir.
Bem, mas vamos ao que interessa. ;-)





· Convertendo Vídeos

O primeiro passo é abrir o arquivo que deseja converter. Vá em File → Open, ou clique no atalho que aparece logo abaixo do menu. Neste exemplo vou converter um arquivo ".MP4" em ".AVI". Ao adicionar o arquivo ele pode ser reproduzido no próprio Avidemux. Mas não vamos nos aprofundar muito neste passo, vamos apenas converter o arquivo sem muitos detalhes.




MAD Dica
: se você está achando que o arquivo a ser reproduzido está pequeno demais para ver, você pode aumentá-lo no menu View → Zoom 1:1 ou [Crtl + Alt + 1]. ;-)

Apenas escolha o codec de vídeo, por exemplo MPEG-4 ASP (Xvid4). E o codec de áudio, por exemplo, MP3 (LAME). Agora o formato de saída, neste exemplo AVI. Estas opções podem ser acessadas no menu vertical.





Agora salve o arquivo no menu File → Save Video ou [Ctrl + S]. Nele você poderá ver várias opções para salvar seu vídeo. São elas:

  • Save Video... : salva todo o vídeo no formato desejado.
  • Save BMP Image... : salva apenas o frame, ou seja, o pedaço do vídeo que aparece na tela em formato BitMap.
  • Save JPEG Image... : faz o mesmo que o anterior, mas salva em formato JPEG.
  • Save Selection as JPEG Images... : salva várias imagens a partir de uma seleção, que seria definir apenas parte do vídeo para gravar.

Mas vamos mesmo na primeira, clique em File → Save Video ou [Crtl + S] e defina um nome para o vídeo colocando ao final a extensão:".avi". Agora basta esperar a conversão do vídeo e pronto.





· Convertendo apenas parte de um vídeo

Após ter aprendido a converter, vamos para edição de vídeo. Com o arquivo aberto vamos definir qual parte do vídeo será convertida. No menu inferior é possível definir esta funcionalidade.





Com os comandos Play, Pause, Stop você visualiza seu vídeo como um reprodutor de mídia comum. Após visualizar a parte de onde deseja gravar clique no botão A do menu. Note que ele trará o cursor da barra de progresso para a posição desejada. Agora selecione o final da parte que será gravada com o botão B do menu. Assim você poderá ver os dois cursores da barra de progresso um na posição A e outro na posição B. O procedimento é o mesmo para gravar, File → Save Video.

· Adicionando legendas ao Vídeo

Com o arquivo de vídeo já aberto, clique no menu principal Video → Filters ou [Ctrl + Alt + F].
Abrirá uma janela com várias opções de ajustes, melhorias e funções. Para adicionar o arquivo com a legenda clique na aba vertical Subtitles da caixa Avaliable Filters (Filtros Disponíveis). A mais comum seria a primeira opção onde as legendas estão em formato ".SRT". Clique em Subtitler e depois no botão Mais logo abaixo.





Busque o arquivo com a legenda clicando em Browser no campo Subtitle File, comumente com a extensão ".SRT". Também é possível escolher a fonte para a legenda, o segundo campo permite isso. Clique em Browser e busque a fonte, normalmente com a extensão ".TTF". Agora é preciso indicar a codificação da legenda. Isto serve para ver, por exemplo, acentuação em legendas em português ou visualização de caracteres especiais. Também é possível definir a cor da legenda com a opção Select Color, sua posição na tela e seu tamanho com a opção Set Size and Position. A última opção Delay (ms) serve para atrasar ou adiantar a legenda. É útil quando a legenda está desincronizada. Ao final clique em OK e pronto.





Após adicionada, a opção selecionada pode ser vista na caixa Active Filters (Filtros Ativos).
É possível pré-visualizar os frames com a legenda clicando em Preview no canto inferior direito. Émuito útil para ver se a legenda ficou como você queria que ficasse. ;-)






Agora basta salvar o arquivo normalmente.

· Aumentar volume do vídeo

Também é possível aumentar o volume do vídeo. No menu principal Audio → Filters, ou no menu vertical é possível aumentar o volume. Na parte do Gain no item Gain Mode escolha a opção Automatic (max - 3 dB), ou seja, ele automatiza a função de ganho com no máximo 3 decibéis. Pode parecer pouco, mas é o suficiente.
No entanto, se o áudio for realmente muito baixo, escolha manualmente com a opção Manual.





· Junção de Vídeos

Com Avidemux você pode mesclar dois vídeos com a opção File → Append... ou [Ctrl + Alt + A]. Assim se você possui dois vídeos, por exemplo parte 1 e parte 2 de um filme, é possível torná-lo um só vídeo. :D

MAD Dica: Atenção! - para que esta funcionalidade execute perfeitamante, é necessário que os dois, ou mais vídeos estejam com os mesmos codec's - tanto áudio e vídeo, número de quadros por segundo, mesmas taxas de amostragem(frequência), mesmas taxa de bits por segundo. Para isso veja antes de convertê-los em File → Properties ou [Alt + Enter], ou nas propriedades que o próprio sistema operacional mostra.





Caso ocorra essa incopatibilidade, basta converter os arquivos individualmente com as mesmas propriedades. ;-)
Após o Append, assista o vídeo na parte onde ocorreu a junção para saber se estão compatíves. Se tudas as propriedades estiverem corretas a junção será imperceptível. Basta salvar: File → Save ou [Ctrl + S].

por Átila Camurça