28 de jan. de 2013

Como instalar pacotes no Ubuntu Linux sem conexão com a Internet?

Todos que já migraram para o Linux, podem perceber que sem Internet seu uso fica complicado! Principalmente no momento que você deseja instalar algum pacote (quem já tentou instalar um pacote no Linux levando no pendrive - como é feito no Windows - é um "grande guerreiro"). Portanto nesse artigo, você verá como instalar seus programas preferidos sem possuir uma conexão com a Internet rápida ou muito boa para baixar diversos programas. 




Você já imaginou como seria o Ubuntu Linux sem o APT? Como nós poderíamos instalar nossos programas? Pois é, sem uma conexão com a Internet digna para baixar diversos pacotes ao mesmo tempo, você com certeza irá penar para baixar seus pacotes (principalmente por causa das dependências de pacote).

Sendo assim, é preciso conhecer o APTonCD. Ele é uma ferramenta com uma interface gráfica que permite criar um ou mais CDs ou DVDs (você escolhe o tipo de mídia) com todos os pacotes que você tenha baixado via apt-get ou aptitude, criando um repositório removível que você pode usar em outros computadores.


Mas como ele funciona?

A medida que você baixa novos pacotes pelo Synaptic (ou apt-get) eles ficam gravados na pasta /var/cache/apt/archives

Em parte você poderia colocar esses arquivos num CD, contudo para esse CD ser reconhecido pelo Ubuntu ele precisa cumprir certas formalidades. Sendo assim, o que o APTOnCD faz é exatamente isso, transporta esses pacotes para uma mídia de CD/DVD que será reconhecido pelo Ubuntu como sendo um novo repositório pronto para ser reutilizado.

Processo de Instalação


O APTOnCD está disponível nos repositórios do Ubuntu, então para baixá-lo e instalá-lo basta executar o seguinte comando em seu terminal:

sudo apt-get install aptoncd

Tendo instalado corretamente, depois vá em Sistema >> Administração >> APTonCD. Surgirá um tela com duas perguntas: Criar ou restaurar?

Escolha Criar para criar um novo CD/DVD ou uma imagem ISO

Escolha Restaurar para restaurar os pacotes copiados

Posteriormente, selecione os pacotes desejados e selecione a opção Gravar! E pronto!!

Lembrete: Já que você instalou o APTonCD em uma máquina remota, não esqueça de selecioná-lo para instalá-lo em sua máquina também! Pois será preciso para a restauração!

Restaurando os Pacotes

Depois que você fez o backup de todos o seus pacotes, é hora de instalá-los em seu computador! 

Através do APTonCD você deve escolher a opção Restaurar.

Restaure a imagem ISO criada (no meu caso - mas pode ter sido um CD/DVD).


Depois clique em Restaurar!!

Isso vai recolocar os arquivos baixados de volta à pasta correspondente e, depois disso, basta abrir o Synaptic e começar a instalação dos programas que você costuma colocar no seu Linux; como eles já estarão 'baixados' no cache do apt, o Synaptic os instalará sem precisar baixá-los de novo, sejam eles programas ou atualizações do sistema. 

Você também pode usar o recurso do Terminal, digitando nele "sudo dpkg -i *.deb" para instalar tudo que estiver no cache do apt de uma tacada só; isso costuma dar alguns erros mas nada que o "apt-get install -f" não resolva ;)

Outras finalidades do APTonCD

Ele também se torna interessante para que você faça um backup dos pacotes contidos em /var/cache/apt/archives de tempos em tempos para, além de recuperar espaço em disco, não ter que baixar tudo de novo em uma eventual reinstalação do Linux.

Nota Importante

De acordo com a dica do leitor @RudineiWeschenfelder. Vale a pena destacar que é preciso observar alguns detalhes: 

1. Caso já tenha rodado o comando de limpeza da cache de pacotes apt: sudo apt-get clean o diretório /var/cache/apt/ estará vazio, ou terá somente os últimos pacotes baixados após ter rodado o comando sudo apt-get clean. 
2. Caso tenha usado algum outro aplicativo de limpeza de pacotes desnecessários, como o Ubuntu Tweak ou BleachBit, também é possível que o diretório de cache do apt esteja vazio. 

Nesses casos, o APTonCD não terá muita utilidade, pois como foi falado no post, o APTonCD pega os pacotes que estão no diretório /var/cache/apt/, então se você quer fazer uma backup dos pacotes para instalar em um computador sem internet,certifique-se que dentro diretório /var/cache/apt/ contenha os pacotes e dependências que você quer instalar em um computador sem internet. 


Fonte: Linux Descomplicado
Ver também: Linux - Customização e Repositórios Off-line por Átila Camurça