22 de jun. de 2012

Instalando Evolus Pencil 1.3 no Ubuntu 12.04


Evolus Pencil

O projeto Pencil tem uma única missão, que é construir uma ferramenta grátis e livre para o desenvolvimento de diagramas e protótipos GUI que todos possam utilizar.

Até a versão 1.2 era possível encontrar arquivos .deb para a instalação no Ubuntu, mas parece que o suporte acabou tendo em vista que a biblioteca Xulrunner, o qual o Pencil utiliza, não está presente nos repositórios do Ubuntu 12.04. E agora, desistir da
aplicação? Acho que não.





Instalação do Xulrunner

Xulrunner é uma biblioteca para a construção de aplicativos e é desenvolvida pela Mozilla Foundation, a mesma que criou e mantem o Firefox.

A instalação do Xulrunner é bem simples tendo em vista que ele já vem compilado, tudo que temos que fazer é colocá-lo em um local apropriado e ele irá funcionar. Primeiro vamos baixar a versão 13. Depois extraia o arquivo, por exemplo, para seu diretório pessoal. Logo após execute os comandos num  terminal:

$ sudo su
# cd /home/usuario
# mv xulrunner /usr/local/lib
# ln -s /usr/local/lib/xulrunner/xulrunner /usr/bin/xulrunner

Pronto. Dessa forma já temos o Xulrunner instalado e visível para ser executado.

Outras versões podem ser encontradas em http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/xulrunner/releases/

Instalação do Evolus Pencil

Como não temos o .deb teremos que criá-lo a partir do .rpm. Para isso instalaremos o utilitário alien. Baixe o arquivo .rpm e salve-o em seu diretório pessoal. Abra um terminal e execute os comandos abaixo:

$ sudo su
# apt-get install alien
# exit
$ alien evolus-pencil-1.3-4.noarch.rpm
$ sudo su
# dpkg -i evolus-pencil_1.3-5_all.deb

Agora basta ir até o menu Aplicativos → Desenvolvimento → Pencil.