31 de mar. de 2009

Mozilla Firefox



Em novembro de 2004 a Fundação Mozilla lançou o Firefox 1.0. Mas como um navegador que foi lançado faz tão pouco tempo já é o segundo mais utilizado. Ai está o X da questão. O Firefox é um navegador leve, rápido, seguro e personalizável. Todos esse atributos fizeram com que o Firefox atingisse a marca de 25 milhões de downloads em três meses, e 50 milhões de cópias antes dos primeiros seis meses. Ao ser lançado o Firefox obtinha 3,37% do mercado de browsers. Após quatro anos saltou para significativos 17,27%. Nesse tempo quem dominava, e ainda domina, o mercado de browsers é o Internet Explorer da MicroSoft. Antes do lançamento do Mozilla Firefox o Internet Explorer possuia nada menos que 91,27% da preferência dos internautas. Mas essa história está mudando.

-Web 2.0-

A expressão Web 2.0 não significa que a internet lançará uma versão mais nova, não. Significa que para visualizar um determinado arquivo, por exemplo um vídeo, seria necessário um aplicativo em seu desktop para visualizar tal arquivo. Com a Web 2.0 o arquivo seria visualizado com o próprio navegador que integraria um reprodutor de vídeo. Isso dispençaria a instalação de qualquer aplicativo reprodutor de mídia em seu desktop. Essa inovação é o que as novas versões dos navegadores estão tentando integrar.

-O Confronto entre Browsers-

O Mozilla Firefox 3.0 e o Internet Explorer 8 encontram-se em uma disputa incessável entre quem vai dominar o mundo virtual. Os dois navegadores trazem novas ferramentas que irão deixar a navegação mais rápida e dinâmica. Nesse combate o Firefox saiu na frente.
Em testes do Acid Test, que avalia a compatibilidade com padrões da web, o Firefox foi muito superior ao rival. O Internet Explorer obteve 10 pontos dos 100 possíveis contra 68 do Firefox. Isso mostra a capacidade que o Mozilla Firefox tem, que em sua versão 3.0 ainda trouxe como novidade uma barra de menu Favoritos, que é capaz de listar sites mais visitados, backup e restauração dos mesmos. Nova barra de Endereços com recurso autocompletar, que ao digitar o nome do site ele completa utilizando o histórico de sites visitados. Antipishing para filtrar exibição de sites com conteúdo duvidoso e ferramentas invasivas.
Um gerenciador interno de downloads mais completo com lista de downloads detalhada contendo data, tamanho do arquivo e local onde o arquivo se encontra na máquina. Também é possível pausar o download e recomeçá-lo mesmo após o browser ser reiniciado. Por último e não menos necessário um Add-ons, onde é possível baixar extensões e complementos para seu Firefox. Com isso é possível personalizá-lo e deixá-lo com a sua cara. : )
Falando de Internet Explorer, uma das suas novidades foi um sistema anti-travamento, onde se o navegador travar e precisar ser reiniciado ele recupera as páginas que estavam abertas. Mas isso o Firefox já fazia faz um bom tempo. :D

-A Família Firefox-

Segue abaixo uma lista com alguns softwares desenvolvidos a partir do código-fonte do Mozilla Firefox, são eles:

  • Sea Monkey: além de navegador, possui também leitor de e-mail, editor HTML e programa para bater papo no IRC;
  • Songbird: media player web que suporta reprodução de áudio em alta qualidade no padrão FLAC;
  • Instabird: mensageiro instantâneo compatível com MSN, Yahoo! e Gtalk. Usa abas no estilo Firefox;
  • Minimo: browser HTML para celulares com abas. Exibe páginas dinâmicas e é integrado com mecanismo de busca;
  • Joost: serviço de TV web montado pela dupla que desenvolveu o Kazaa e o Skype.
  • Miro: Player de vídeo que reproduz vários formatos, baixa vídeos do YouTube e de outros serviços e faz download de arquivos BitTorrent.

-Navegue mais rapidamente-

  • Com o teclado:
Com o Firefox é possível navegar com rapidez utilizando atalhos no teclado. Por exeplo, para posicionar o cursor na barra de Endereços basta usar a tecla (F6) ou (Ctrl + L). E nem precisa terminar de digitar o endereço se o final for .com.br, apenas use (Ctrl + Enter) e automaticamente o final será adicionado
a URL.
Para ir direto para a página inicial basta teclar (Alt + Home). E para ir e voltar entre as páginas visitadas basta teclar (Alt + seta direita) para avançar e (Alt + seta esquerda) para voltar.
Para visualizar todo o Histórico tecle (Ctrl + H). Mas se deseja apagá-lo tecle (Ctrl + Shift + Delete).
Ao ser executado será exibido uma caixa de diálogo onde é possível também apagar cookies, lista de downloads, dados de formulário, dados em cache, etc.
Se o texto estiver muito pequeno utilize (Ctrl + +(mais)) para aumentar a fonte ou (Ctrl + -(menos)) para diminuí-lo. Para restaurar o padrão tecle (Ctrl + 0(zero)).
A utilização de abas é um recurso bastante útil em qualquer browser. Para abrir uma nova aba precione (Ctrl + T). Se quiser fechar uma aba tecle (Ctrl + W). Essa todo mundo deveria saber: sabe quando você fecha uma aba e se arrepende X(, o que fazer? As teclas mágicas são (Ctrl + Shift + T). Elas restauram as abas que foram fechadas. ; )
Para navegar entre as abas é muito mais fácil. Utilize (Ctrl + Shift + Tab) ou (Ctrl + PageUp) para ir à aba anterior. E (Ctrl + Tab) ou (Ctrl + PageDown) para ir à seguinte.

  • Com o mouse:
Também com o mouse é possível agilizar a navegação. Para abrir uma página em uma nova aba, clique no link com o (Scroll), ou a roda do mouse. Além de rolar a página para cima e para baixo, o (Scroll) possui um botão. Uma dica: por padrão o Firefox abre abas em segundo plano. Isso pode ser alterado em:
Editar > Preferências > Abas. Selecione a opção Ao abrir link em nova aba, carregá-la em primeiro plano.
Para fechar uma aba clique com o (Scroll), ou roda, em cima da aba.
Se você quer aumentar a fonte pressione (Ctrl + Rolagem para cima), ou (Ctrl + Rolagem) para baixo para diminuir. Com (Ctrl + 0(zero)) retorna ao tamanho padrão.


-E enquanto aos downloads?-

Essa é fácil! Tratando-se do assunto downloads o Firefox é insuperável. Para realizar downloads de vídeos direto de sites como YouTube, Google Videos, entre outros do gênero basta adicionar o complemento Fast Video Download. Para adicionar esse complemento ou até outros que você desejar, basta ir ao menu de seu Firefox em Ferramentas > Complementos. Ao selecioná-lo um menu pop-up aparecerá com várias funcionalidades. Na primeira delas aparece a função Adicionar. Logo abaixo existe um campo de busca por Complementos. Digite Fast Video Download e o instale. Você também pode bucar complementos direto no site https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/ . Além do Fast Video Download você pode optar pelo VideoDownloader. É tão bom quanto o outro. Com ele basta clicar no ícone com desenho de disquete que fica na barra de status, seguir as isntruções e baixar seu vídeo. Fácil, não? ; )

-Mude para o melhor!-

Depois de todas estas dicas, acho que você leitor se já não usa passará a usar o browser que a cada dia revoluciona o mundo virtual, sempre com uma novidade para você, feita por você. Saiba que cerca de 40% do código do Firefox foi desenvolvido por voluntários. Isso dá ao Mozilla Firefox a
personalidade de seus usuários. : )

por Átila Camurça
fonte: Revista Info 2008