28 de set. de 2011

Proxy Anônimo

Bom galera, antes mesmo de começar com o tutorial faço uma simples pergunta.

Quem já precisou fazer uma pesquisa e não conseguiu, foi “barrado” por um proxy? E aí, fazer o que? Falar com o administrador da rede?!? A Burocracia seria imensa! A partir dessa necessidade resolvi estudar um pouco e escrever esse tutorial pra vocês, resolvendo esse problema!

Utilizaremos um Proxy anônimo, chamado de Anon-Proxy.

E o que é um Proxy Anônimo?!?!

Um Proxy Anônimo é uma ferramenta que se esforça para desempenhar serviços na internet de forma anônima, ou seja, sem que haja vestígios. Ocultando informações pessoais e informação de identificação do computador de origem. Seu funcionamento é bem simples. O próprio computador servirá como um Proxy Anônimo, ele fará todo o processo de anonimidade. Seu browser fará referência ao servidor Proxy e uma porta específica. Deixando de bla bla bla e indo direto ao assunto. Deveremos instalar o seguinte pacote: anon-proxy.

#apt-get install anon-proxy ou #aptitude install anon-proxy (Para distribuições derivadas do Debian tendo como gerenciador de Pacotes o apt-get)

Antes mesmo da conclusão de todo processo de instalação, será feito uma pergunta afim de alterar as variáveis de Proxy, sugiro NÃO alterar. Se tudo correr bem, uma porta padrão será aberta, a porta 4001. Para verificação, se faz necessário o pacote nmap, se não tiver instalado,instale.

#apt-get install nmap

Após isso verifique as portas que estão abertas.

#nmap localhost

Agora, é necessário referenciar o browser devidamente com o Proxy.

No Mozilla Firefox: Editar> Preferências > Avançado> Rede> Configurar

Configure manualmente, colocando o endereço de loopback, ou se preferir localhost e ao lado a porta específica do serviço, em nosso caso a porta 4001. Se você quizer utilizar esse Proxy de uma outra máquina, é necessário que a maquina que está com o serviço do anon-proxy “rodando” se comporte como um roteador. Para isso é necessário alterar a entrada de um aqruivo, usando o seguinte comando:

#echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Agora é so configurar os browsers da rede local “apontando“ para o ip da máquina que está com o serviço do Proxy anônimo.


Post enviado por: Paiva Júnior

10 de set. de 2011

Histórico de páginas: Firefox e Chromium


Uma mudança pequena mas que em minha opinião fez diferença foi a mudança do histórico de páginas do Firefox e do Chromium. Antes era possível através de uma seta visualizar o histórico e agora essa função foi aparentemente removida. Ainda bem que não...

Vamos a dica. É bem simples, clique na seta de Voltar ou Avançar e mantenha pressionada. Isso faz com que o histórico reapareça. Veja os screenshots: