16 de dez. de 2009

O Linux e os Vírus


As pessoas ficam se perguntando porque o linux não pega vírus, o motivo é esse…

Devido a separação de privilégios entre processos e respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas, programas como vírus tornamse inúteis pois tem sua ação limitada pelas restrições de acesso do sistema de arquivos e execução. Qualquer programa (nocivo ou não) poderá alterar partes do sistema que possui permissões. Frequentemente são criados exploits que tentam se aproveitar
de falhas existentes em sistemas desatualizados e usa-las para danificar o sistema. Erroneamente este tipo de ataque é classificado como vírus por pessoas mal informadas e são resolvidas com sistemas bem mantidos. Em geral, usando uma boa distribuição que tenha um bom sistema de atualização, 99.9% dos problemas com exploits são resolvidos.



ExploitÉ qualquer programa, comando ou seqüência de dados que se aproveite da vulnerabilidade de um sistema para invadi-lo. Aproveitando-se de uma brecha na segurança, ele entra em seu computador interpretado como dados inofensivos. Então estes dados provocam a instabilidade do sistema para diminuir temporariamente sua segurança.



Por: Francisco Darlildo

Referência: Guia Foca GNU/Linux