12 de mai. de 2014

Configurando placas de vídeo Nvidia no Ubuntu 10.04

Uma das facilidades dos linux em geral é que quando se troca algum hardware, ele instala e configura automaticamente um drive para que a mesma possa funcionar adequadamente. Entretanto quando se coloca uma placa de video, normalmente o drive instalado não permite extrair máxima performance da mesma. Então é necessário instalar o drive do fabricante específico daquela placa para que a mesma funcione adequadamente.


1- Inicialmente devemos baixar o drive compatível com a placa que estamos usando, que pode ser encontrado aqui.

1.1- caso exista na máquina algum drive NVIDIA que tenha sido instalado automaticamente ou instalado anteriormente remova o mesmo usando:

sudo apt-get remove –purge nvidia-*

2- devemos ativar o modo terminal (ctrl+alt+N podendo N variar de 1 a 6), e desligar a interface gráfica, através de um dos seguintes comandos:

sudo /etc/init.d/gdm stop 
sudo /etc/init.d/lightdm stop

Perceba que não adianta mudar para uma das interfaces de console sem parar o serviço da interface gráfica, pois o drive não instalará enquanto a mesma estiver ativa.

3- entre na pasta onde está o drive, altere a permissão do arquivo para execução, e execute o instalador através dos comandos:

sudo chmod +x nomedoarquivo.run 
sudo sh ./nomedoarquivo.run

4- começa agora a execução do instalador em si, que se comporta como os instaladores padrão. Exibe termos de uso, opção de instalação completa ou personalizada e outras coisas. siga as instruções do instalador para instalação padrão.

 Agora é só aproveitar os recursos habilitados. Perceba que após a instalação você estará apto a usar todas as funcionalidades da placa de video, incluindo resolução de tela máxima, alguns programas como Compiz (Gerenciador de Janelas para Servidor X), e outras ferramentas de vídeo e da placa de vídeo, como por exemplo programação em GPU(CUDA) existente nas placas NVIDIA.


Esse tutorial foi enviado pelo leitor Macedo de Araújo, que fez experimentos em seu equipamento e resolveu compartilhar a solução com todos nós. Software Livre é conhecimento compartilhado.